sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

UM POUCO DE CONHECIMENTO

O fuzil é uma arma de fogo portátil, de cano longo (maior que 48 cm), com alma raiada. Pode ser de repetição, semi-automático ou automático. Também pode ser usado o termo rifle ou refle, palavras tomadas por anglicismo.

*Fuzil Springfield M1903 (1903)
A denominação "fuzil" tem origem no nome da peça metálica das antigas espingardas de pedeneira que, percutida pelo silex (pederneira), produzia a faísca que originava a deflagração, produzindo o disparo do projétil. A palavra "fuzil" acabou por ser utilizada para designar, não apenas a peça metálica, mas toda a arma em si.
A diferença entre o fuzil e a carabina pode ser o facto desta, muitas vezes, ser de calibre menor. No entanto esta pode não ser uma definição absoluta, pois a Mauser Karabiner 98k, padronizada em 1935 e usada na Segunda Guerra Mundial, tinha calibre 7.92 x 57mm.
*Fuzil de assalto M16A2 (1957)
O fuzil é uma arma que dispara projéteis giratórios por ter em seu cano estrias entalhadas em espirais. Os calibres mais comuns são o 7.62 mm e o 5.56 mm (.223 NATO).
*Fuzil FN FAL M964 A1(Para-FAL) - 7,62mm OTAN
Nenhuma classificação nesse assunto pode ser considerada conclusiva, pois não há padronização entre os países nem de nomenclatura, nem de definição. A seguir, uma maneira simples e genérica de classificação:

Os fuzis podem ser classificados quanto à sua ação:
Monotiro ou single shot - a arma precisa ser alimentada diretamente na câmara após cada disparo;
De Repetição - a arma é recarregada por ação do atirador num mecanismo da arma, independente do curso do gatilho (ex.: ação - Karabiner 98k, ação de ferrolho (bolt action), alavanca - Winchester, ação de bomba (pump action);
Semi-automática ou auto - é recarregada automaticamente aproveitando a expansão dos gases após o disparo;
Rajada ou burst - dispara cerca de 3 tiros a cada ação do gatilho.
Automática ou full auto - é recarregada automaticamente aproveitando a expansão dos gases e realiza disparos consecutivos com uma única ação do gatilho.

Operação a gás

Atualmente, é a mais usada das operações. Seu funcionamento é muito semelhante ao da operação por recuo, com a diferença de que é o gás gerado pelo próprio cartucho que reengatilha a arma.
Quando a bala é disparada, ela é seguida por gases extremamente quentes e pressurizados. Esse gás encontra um pequeno cano que sai do cano principal. O cano menor leva a um pistão
, o qual está ligado ao percussor
O gás, ao encontrar o êmbolo desse pistão, o empurra para trás, empurrando o percussor junto. Ao recuar, o percussor - e a arma inteira - se preparam para o próximo disparo.

Os fuzis podem ser classificados de acordo com sua aplicação tática:
Fuzis de precisão (sniper rifle) - Dotados de mira telescópica, são geralmente mais longos. Têm aplicação bélica, policial ou para caça. São usados principalmente para tiros de longas distâncias em alvos certos;
Fuzil de assalto (assault rifle) - é o principal tipo de arma longa utilizada em combates militares ou policiais. É dotado geralmente de um registro que altera sua ação para automática ou para semi-automática. Alguns modelos mais modernos têm a opção de dois ou três tiros em seqüência (multi-burst mode). Em geral os fuzis para o uso policial têm menor comprimento e a coronha pode ser rebatível ou retrátil. (AK-47, FAL, ParaFAL, M4A1 e M16 são alguns exemplos).

Fuzil de assalto AK-47 (1947)

Nenhum comentário:

Postar um comentário